A incidência de dor nas costas está associada em parte à idade avançada, pois com o passar do tempo ocorre um desgaste natural das estruturas de sustentação da coluna, o que possibilita o surgimento de quadros dolorosos. No entanto, a prevalência de dores nas costas entre os jovens vem aumentando: estima-se que 30% das crianças, adolescentes e adultos jovens sofrem com esse problema. A partir disso, pode-se perguntar: quais são as principais causas que estão ligadas ao aumento expressivo de indivíduos que sofrem com dor nas costas? Confira!
Postura inadequada favorece o aparecimento de dor nas costas
Em 90% dos casos, as dores nas costas estão relacionadas a fatores que contribuem para quadros de tensão muscular. A manutenção de posturas inadequadas é uma das principais causas, pois esse hábito sobrecarrega estruturas musculoesqueléticas específicas, gerando a sensação de dor localizada. Isso é ainda mais preocupante quando observado na infância, pois com frequência os hábitos posturais adotados nessa fase se estendem à vida adulta, o que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças da coluna vertebral.
Sedentarismo aumenta o risco de dores na coluna
Outro fator associado à incidência elevada de dores nas costas é o sedentarismo, situação em que aproximadamente 60% da população brasileira se encontra. Como a inatividade física provoca fraqueza muscular, essas estruturas se tornam mais suscetíveis a lesões e ao desalinhamento postural. Por isso, a coluna fica vulnerável aos danos que podem estar presentes na rotina, como por exemplo ao esforço físico ligado à ocupação profissional.
Excesso de atividades físicas também pode estar relacionada à esse sintoma
Assim como o sedentarismo, a prática extenuante de atividade física pode acarretar dor nas costas. Isso porque os estímulos prolongados impossibilitam que os músculos recuperem os níveis de glicogênio que foram alterados durante a atividade física, o que causa sobrecarga muscular na coluna e pode induzir à uma lesão.
Dor nas costas: como aliviar?
Exercícios de alongamento podem reduzir a dor muscular pós-exercícios e aliviar quadros de tensão muscular no geral, pois aumentam a circulação e o fluxo sanguíneo nos músculos e tecidos conjuntivos, promovendo o relaxamento local.9 Além disso, o uso de compressas frias ou mornas podem proporcionar alívio de dores nas costas, já que o calor acelera o metabolismo muscular, levando a uma recuperação mais rápida da dor e a terapia fria diminui a inflamação muscular.